ESTILOS DE APRENDIZAGEM

Você já reparou que cada pessoa tem um jeito de aprender e ensinar?


Vários estudos demonstram que cada indivíduo tem uma forma de aprender e ensinar determinado conteúdo. Segundo a Teoria VAC, a aprendizagem ocorre por meio dos sentidos visual, auditivo e tátil e os estudantes geralmente tem o predomínio de um desses estilo, embora em alguns poucos casos exista uma equilíbrio entre os três.

Estilo visual: Neste grupo estão os estudantes que possuem habilidades de conhecer, interpretar e diferenciar os estímulos recebidos visualmente. A partir da visualização das imagens, é possível estabelecer relações entre ideias e abstrair conceitos. 

Estilo Auditivo: Estudantes com estilo auditivo possuem habilidades de conhecer, interpretar e diferenciar os estímulos recebidos pela palavra falada, sons e ruídos, organizando suas ideias, conceitos e abstrações a partir da linguagem falada. 

Estilo Cinestésico: Encontramos neste grupo estudantes que possuem habilidades de conhecer, interpretar e diferenciar os estímulos recebidos pelo movimento corporal.



O meu estilo de aprendizagem é predominantemente VISUAL, me enquadro direitinho nessas descrições. E vocês?

Por que isso é importante?

Porque a forma com que você têm mais facilidade pra aprender deve determinar o seu método de estudo. Por exemplo, eu que sou muito visual não tenho paciência alguma para ouvir/assistir a videoaulas. Eu prefiro sentar e ler capítulos de livros. Se eu insistir em estudar dessa forma, certamente meu aprendizado vai ficar prejudicado. O oposto também se aplica, por exemplo, uma pessoa com predominância do estilo auditivo vai aprender muito mais assistindo tais aulas do que se ela estivar lendo páginas e mais páginas.

FONTE: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/sem_pedagogica/julho_2016/dee_anexo1.pdf

Comentários

Postar um comentário