TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O PBL - NA PRÁTICA

Como funciona na prática a metodologia PBL?

No PBL os assuntos são abordados por módulos e as matérias são integradas. Por exemplo, no módulo de Sistema Renal do ciclo básico, serão abordados temas da anatomia, fisiologia e histologia  de forma conjunta.

1. A turma é divida em grupos tutoriais de no máximo 10 alunos (a depender da quantidade de alunos na turma pode ter menos, porém não é recomendado que tenha mais que isso, pois prejudica a dinâmica do grupo) e cada grupo vai ter um tutor responsável. 

       > O tutor é um professor da instituição e que não deve intervir, a menos que seja necessário. Sua função é estimular a aprendizagem e o trabalho em grupo, detectar rivalidades, monopólios de fala, garantir que os objetivos pré-determinados sejam atingidos (No exemplo citado anteriormente do Sistema Renal, um dos objetivos poderia ser "descrever a anatomia dos órgãos que compõem o sistema" e os alunos têm que chegar nele a partir da discussão. Caso não cheguem, o tutor pode direcioná-los). O tuto também deve  fazer uma avaliação ou feed-back do desempenho do grupo.

      > Esse grupos mudam a cada módulo ou semestre, de forma que exista um rodízio entre os alunos e tutores e que cada pessoa possa interagir ao máximo com todos da turma. Por essa ótica é bom, porque às vezes o grupo não é muito entrosado ou tem problemas e quando vira o módulo você tem a oportunidade de conhecer a forma de trabalhar de outras pessoas, mas as vezes pode ser ruim quando você está em um grupo ótimo e não quer que mude.

2. Ao início da sessão o grupo elege um coordenador e um secretário. 
     > O coordenador, como o próprio nome já sugere, deve coordenar a discussão, garantir que todos falem na mesma medida, ou seja, limitar aquelas pessoas que se excedem e querem falar demais e incentivar aqueles que são mais tímidos e que falam pouco.
     > O secretário faz as anotações do que está sendo discutido e auxilia o coordenador.

3. O primeiro passo é a leitura do problema e a identificação de palavras desconhecidas;

4. O grupo deve então identificar os problemas propostos. Cada faculdade aborda da maneira que acha mais conveniente. Em algumas, durante essa etapa, os alunos elaboram perguntas que devem ser respondidas na etapa seguinte, em outras os alunos devem identificar as palavras-chaves e determinar o "tema" do assunto;

5. Formulação do hipóteses, o que corresponde a responder as perguntas feitas na etapa anterior. Também pode ser chamada de brainstorming (seria uma espécie de tempestade mental, traduzindo literalmente do inglês, ou chuva de pensamentos), fase em que os participantes vão discutindo o tema com base em seus conhecimentos prévios.  Não existe a obrigação de acertar e falar tudo correto, o objetivo é estimular o aluno a participar e fazer com que ele acesse os conhecimentos que traz consigo.

6. Elaboração do resumo do que foi discutido. Geralmente quem realiza é o coordenador e o secretário faz as anotações. O restante do grupo pode ajudar também.

7. Formulação dos objetivos de aprendizagem, que é pra mim uma das etapas mais importantes, porque vai determinar o que deve ser estudado em casa. Quanto mais simples e diretos, melhores. Porque na hora de estudar você vai saber limitar até onde deve ir.

8. A etapa seguinte corresponde aos estudos individuais. O aluno vai pesquisar nas referências indicadas e estudar em casa.

9. No segundo encontro que ocorre cerca de 3 ou 4 dias depois (pode ser 1 semana também, depende da faculdade) os alunos vão discutindo objetivo por objetivo, cada um fala um pouco do que estudou. Essa etapa é a que mais muda de uma faculdade pra outra. Em algumas o aluno não pode usar recurso nenhum, só a fala e no máximo escrever ou desenhar alguma coisa no quadro. Em outras é permitido o uso de data show com apresentação de slides. Alguns tutores também podem exigir a criação de um mapa mental.

10. No final os alunos devem fazer um auto-avaliação e uma avaliação do grupo. O tutor também faz uma avaliação individual de cada ou e/ou avaliação do grupo.


Alguns detalhes mudam bastante de uma instituição para a outra, mas o básico é esse ai que falei para vocês.

Além das reuniões nos grupos tutoriais, existem também aulas práticas, e algumas poucas "aulas expositivas" que são chamadas de conferências. Nelas, os professores apenas complementam o conhecimento que o  estudante já adquiriu.

Comentários